domingo, 31 de janeiro de 2010

Planejamento Ensino Médio 2010

MATEMÁTICA/GEOMETRIA
"A matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também, para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens." (Descartes)
A matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas, fazer previsões. Faz parte da vida também como criação humana, ao mostrar que ela tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e às preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos.
O curso de matemática procura dar ênfase tanto ao valor formativo da matemática quanto ao seu caráter instrumental e científico, na intenção de contribuir para estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, instrumentar para a vida cotidiana, desenvolver a capacidade de resolver problemas, gerar hábitos de investigação e desenvolver, de modo mais amplo, as capacidades de abstração, investigação e análise.
Para que esse desenvolvimento ocorra de maneira eficaz, é importante enfatizar a visão de conjunto da disciplina, apresentando suas diferentes partes integradas num todo, bem articuladas com as outras áreas de estudo, tais como física, química e biologia.
Nesse espírito, o curso de matemática é organizado de maneira a não exigir memorização precoce e cálculos formais desvinculadas da necessidade.
Período: Noturno
Carga Horária Semanal: 02 aulas
A DISCIPLINA TERÁ COMO OBJETIVOS:
· desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, sintetizar, abstrair, generalizar e criar;
· desenvolver hábitos de estudo, de rigor e precisão, de ordem e clareza, de concisão, de perseverança na obtenção de soluções para os problemas abordados e de crítica e discussão de resultados obtidos;
· adquirir habilidades específicas para medir e comparar medidas, calcular, construir e consultar tabelas, traçar e interpretar gráficos, utilizar e interpretar corretamente a simbologia e a terminologia matemática;
· adquirir informações e conhecimentos não só sobre os diversos tipos de conceitos e métodos utilizados na matemática, bem como dar significado a essas informações;
· entender a matemática como modelo - ferramenta - que auxilia na resolução de novos problemas, inclusive relacionada com as demais ciências;
· ser capaz de, a partir de uma situação problema, transferir os diversos conceitos trabalhados na tentativa de solucionar tal situação, e poder confrontar e analisar as diversas soluções e interpretar o erro.
COMPONENTES CURRICULARES
2° Ano

SEQUÊNCIA SUCESSÃO

Termo Geral de uma Sequência

PROGRESSÃO ARITMÉTICA.

1. Termo Geral de uma PA 2. Interpolação Aritmética 3. Soma dos Termos de uma PA

PROGRESSÃO GEOMÉTRICA.

1. Termo Geral de uma PG 2. Propriedades de uma PG 3. Soma dos Termos de uma PG 4. Produto dos Termos de uma PG

TRIGONOMETRIA

1.Trigonometria no triângulo retângulo. 2.Teorema de Pitágoras. 3. Trigonometria no Círculo 4. Funções trigonométricas 5. Relações Trigonométricas

MATRIZES

1.Tipos de matrizes 2.Matriz transposta e Igualdade de Matrizes 3. Operações com Matrizes 4. Matriz Inversa 5. Determinantes 6. Matriz Cofator 7. Regra de Sarrus. 8. Escalonamento 9. Regra de Cramer

ANÁLISE COMBINATÓRIA.

1. Princípio Fundamental da Contagem. 2. Fatorial 3. Permutação Simples. 4. Arranjos Simples 5. Combinação Simples. 6. Números Binomiais 7. Binômio de Newton

PROBABILIDADE

1. Elementos do estudo das Probabilidades 2. União de dois eventos 3. Probabilidade condicional.

TÓPICOS GEOMETRIA PLANA.

1.Prisma. 2.Pirâmide. 3.Tronco de Pirâmide. 4.Cilindro. 5.Cone. 6.Tronco de Cone. 7.Esfera. 8.Circunferência 9. Poliedros.

3° Ano

NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA

1.Introdução 2. Termos de uma Pesquisa Estatística 3. Representação Gráfica 4. Medidas de Tendência Central 5. Medidas de Dispersão 6. Estatística e Probabilidade.

NOÇÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

1. Introdução 2. Números Proporcionais 3. Porcentagem 4. Termos importantes de Matemática Financeira 5. Juros Simples 6. Juros Compostos 7. Juros e Funções.
GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA
1. Introdução 2. Coordenadas na reta 3. Coordenadas no plano 4. A distância entre dois pontos 5. Escolhendo o sistema de coordenadas 6. As equações da reta 7. Ângulo entre duas retas 8. Distância de um ponto a uma reta 9. Área de um triângulo 10. Equação da circunferência 11. Distância entre Ponto em circunferência.
ESTUDO DOS POLINÔMIOS
1.Introdução 2. Polinômios complexos 3. Divisão de polinômios 4. Divisão de um polinômio por x - a 5. Reduzindo o grau de uma equação algébrica 6. O teorema fundamental da Álgebra 7. Relações entre coeficientes e raízes 8. Equações algébricas com coeficientes reais 9. Demonstrando o Teorema Fundamental da Álgebra 10.Resolução numérica de equações.


METODOLOGIA DE ENSINO:

Utilizar-se-á a metodologia de grupos de aprendizagem cooperativa, promovendo a interação cooperativa entre os elementos do grupo durante a realização de uma tarefa de aprendizagem e estimulando o desenvolvimento social dos alunos, a resolução de problemas, o pensamento lógico e crítico e a análise, facilitando assim o entendimento de conceitos abstratos. Adotar-se-á, durante o processo de aprendizagem, procedimentos tais como: ações construtivistas, reflexões em grupos e a contextualização em tarefas do mundo real.

RECURSOS INSTRUCIONAIS:

Videocassete, DVD, televisão, retroprojetor e transparência, computador, , apostilas, textos, jornais, revistas, papel A4, giz, quadro de giz, apagador, material dourado, canudinhos, borrachinha, papel quadriculado, jogos, softwares de matemática e filmes alusivos ao professor/alunos.


SISTEMA DE VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO:

Considerando-se a metodologia de trabalho proposta, a avaliação de cada aluno levará em consideração o desempenho do aluno no semestre, destacando-se:
- freqüência igual ou superior a setenta e cinco por cento do total de horas letivas;
- presença participativa;
- compromisso com horários e cronogramas estabelecidos;
- o conjunto das atividades desenvolvidas, com ênfase para a elaboração e apresentação dos projetos de ensino-aprendizagem;
- Portifólio construído e atualizado periodicamente ao longo da disciplina, reunindo cada uma das tarefas realizadas, devidamente comentadas, e sumarizando e avaliando as aprendizagens realizadas ao longo da disciplina e devendo ser apresentados ao professor quando solicitados.
qualidade da participação no grupo (clareza, organização, criticidade e originalidade) bem como nos trabalhos individuais e coletivos apresentados;
- leituras de livros ou artigos;
- elaboração dos trabalhos e provas


BIBLIOGRAFIAS

DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Volume Único. São Paulo Àtica, 2005.
BARRETO FILHO, Benigno. SILVA, Cláudio Xavier. Matemática Aula por Aula. 1ª Ed. São Paulo. FTD, 2003.

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